Melasma: O que há de novo?

Dra. Daniela Tarquinio

O melasma se manifesta com manchas acastanhadas, mais comumente no rosto de mulheres. Embora não seja grave nem contagioso, pode afetar significativamente a autoestima das pacientes por ser uma condição visível.

Nos últimos anos, estudos demonstraram que vários fatores estão envolvidos no desenvolvimento do melasma, o que é de grande importância para seu tratamento de forma mais completa e eficaz. Sabemos que não se trata apenas de uma desordem da célula produtora de melanina, mas também que outras células da pele, como os queratinócitos, os fibroblastos e os mastócitos, têm importância. Além disso, os vasos sanguíneos da pele também desempenham um papel em alguns tipos de melasma.

Um dado muito relevante é que o envelhecimento da pele está relacionado com a produção de melanina e a piora do melasma. Portanto, tratamentos direcionados para a melhoria da qualidade da pele, como aqueles que estimulam a produção de colágeno, também ajudam no clareamento das manchas. Outra informação importante é a degradação da barreira da pele presente no melasma, que favorece a persistência das manchas. Estratégias para restaurar esta barreira cutânea têm impacto no controle clínico.

Alguns fatores podem funcionar como gatilhos, como gravidez, terapias hormonais (como os contraceptivos orais), medicamentos e exposição ao sol. Portanto, uma visão mais ampla sobre todos os fatores envolvidos no melasma é crucial para um tratamento mais completo e, consequentemente, com melhores resultados.

Dicas Práticas:

  • Aplique protetor solar diariamente, mesmo em casa! Deve ter proteção UVA e UVB (FPS 50+) e com cor para maior proteção contra a luz visível. Faça uma dupla camada para garantir cobertura homogênea.

  • Evite substâncias que sensibilizem a pele. Não deixe sua pele ficar irritada. A tolerância aos ácidos varia de pessoa para pessoa e muda de acordo com o clima. Siga sempre as orientações do seu dermatologista.

  • Use sabonetes suaves para limpeza da pele.

  • Atenção com a hidratação da sua pele. Pele ressecada tem a função da barreira protetora prejudicada, fica mais reativa e tolera menos os tratamentos.

  • Antioxidantes são bem-vindos! Recomendo muito a aplicação tópica pela manhã antes do filtro solar.

  • Produtos com ação clareadora também são muito úteis no manejo clínico do melasma e variam de acordo com a tolerância da pele e o clima.

  • Tecnologias feitas em consultório, tanto voltadas para pigmentos quanto para a melhoria da qualidade da pele em geral, são muito úteis.

Abordagens Inovadoras

Estudos recentes reforçam a complexidade do melasma e a importância de uma abordagem personalizada para cada paciente, levando em consideração os diversos fatores que influenciam a condição. Além disso, as combinações de tratamentos se mostraram mais eficazes. O uso de tecnologias avançadas e combinações terapêuticas deve ser considerado para obter melhores resultados e reduzir as taxas de recidiva.

Gostaria de fazer uma programação personalizada para cuidar do seu melasma? Marque uma consulta para avaliar os detalhes de suas necessidades! E lembre-se: seja perseverante! Isto é fundamental para a manutenção dos resultados e a redução das recidivas!