Acne da Mulher Adulta: conheça os fatores que favorecem o quadro
Dra. Daniela Tarquinio


A persistência ou surgimento de acne após os 25 anos pode ter um impacto profundo além do aspecto estético. Podem surgir problemas emocionais como constrangimento, baixa autoestima e ansiedade, afetando relacionamentos sociais e profissionais. Confira abaixo os principais fatores para acne da mulher adulta:
DIETA: estudos mostram que dieta com alto índice glicêmico e os laticínios aumentam os níveis de insulina e IGF1. Isto leva a maior produção sebácea e proliferação de células nos folículos podendo agravar acne. Por isso, suplementos para ganhos de massa muscular com derivados de soro do leite também podem piorar a acne.
REMÉDIOS: alguns medicamentos estão associados com piora de acne como: lítio, benzodiazepínicos, ciclosporina, vitaminas do complexo B, ramipril, isoniazida, inibidores de captação de serotonina, corticóides e anticoncepcionais de protestágenos (ex: levonorgestrel e etornogestrel, presentes no DIU Mirena e em implantes subcutâneos).
ESTRESSE: estimula liberação de citocinas pro-inflamatórias e do hormônio liberador de corticotrofina que levam aumento de cortisol e pode ser fator agravante da acne.
TABAGISMO: A nicotina estimula a acetilcolina que age na glândula sebácea aumentando a produção e alterando a composição do sebo, além de estimular proliferação celular nos folículos (hiperqueratinização). Nas fumantes predomina a forma com comedões (cravos) e com poucas lesões inflamatórias, sendo descrita como “smoker’s face”.
HORMONAL: alguns hormônios têm ação androgênica e estimulam as glândulas sebáceas crescerem e produzirem sebo. Algumas doenças endócrinas como Síndrome de Ovários Policísticos, disfunções adrenais e mais raramente tumores devem ser avaliados. Nem sempre os níveis dos hormônios no sangue estão alterados, pode ocorrer aumento da sensibilidade deles nos receptores.
COSMÉTICOS: alguns tipos de cosméticos podem obstruir os folículos e predispor ao surgimento de lesões inflamadas na pele. Portanto, muita atenção com o que aplica na pele no seu skincare!
Portanto, muita coisa precisa ser avaliada para programar o tratamento da Acne da Mulher Adulta que requer disciplina e perseverança! Reforço a importância do tratamento mesmo de quadros leves pelo risco de manchas e cicatrizes na pele!